Noticias

140 km/h: Áustria aumenta limite de velocidade para diminuir acidentes

O governo austríaco quer combater a sinistralidade nas auto-estradas aumentando o limite de velocidade para 140 km/h.

Diminuir a sinistralidade nas auto-estradas é um objectivo global. Há países que decidem diminuir o limite de velocidade em estrada – França reduziu para 80 km/h, por exemplo -. Mas também há quem faça o contrário: o novo limite de velocidade para algumas estradas austríacas é 140 km/h.

Esta medida, que só se aplica em dois troços de três faixas na auto-estrada que liga Viena a Salzburgo, é um teste. Caso tenha resultados positivos a experiência de alongar a velocidade permitida de 130 km/h para 140 km/, a medida será aplicada às restantes auto-estrada da Áustria.

“Os veículos são cada vez mais seguros, tal como as infraestruturas, pelo que esta medida representa a possibilidade de devolver às pessoas uns minutos das suas vidas, em vez de os passarem em deslocações”, disse o ministro dos Transportes austríaco, Nobert Hofer.

O clube automóvel austríaco ÖAMTC considera a medida ineficaz: “Não há qualquer relação entre a velocidade em auto-estrada e os acidentes, como prova o facto de hoje a percentagem de acidentes ser a mesma na Alemanha (onde não há limite nas maior parte das vias) e na Áustria, onde a velocidade máxima está fixada nos 130 km/h”.

Fonte: Sabado.pt

Segue-nos no Facebook!