Ainda acha que o seu carro anda mais com gasolina 98?


Se a gasolina recomendada para teu carro for de 95 octanas, ele não vai andar mais por usares gasolina 98. É um mito e nós explicamos porquê.

Já todos nós ouvimos pelo menos uma vez na vida alguém afirmar com toda a veemência que o seu “carro anda mais com gasolina de 98 octanas do que com a gasolina de 95 octanas” e que quando usa gasolina 98 até sente “um trabalhar diferente!”. Normalmente, essa sensação não corresponde à realidade. Se estivermos a falar de modelos utilitários ou familiares, usar gasolina 98 ou 95 é “igual ao litro”.
Na maioria dos carros, usar uma ou outra, não faz diferença nenhuma no rendimento. Além do mais, com um preço por litro 15 cêntimos mais caro na gasolina 98, faz sentido usar este combustível num carro cujo combustível recomendado é gasolina 95? Não. Mas vamos desmontar o mito em torno da gasolina de 98 octanas de forma fundamentada.
Afinal, o que representam as octanas?
Octanagem ou índice de octano representa a capacidade de resistência à detonação dos combustíveis usados em motores de ciclo Otto (tais como gasolina, álcool, GNV e GPL) quando comparado com o isoctano (fonte: Wikipédia). O índice faz relação de equivalência à resistência de detonação de uma mistura percentual de isoctano e n-heptano. Assim, uma gasolina de 98 octanas apresenta resistência de detonação equivalente a uma mistura de 98% de isoctano e 2% de n-heptano. Uma gasolina com índices de octano superiores a 100 significa que já ultrapassou por meio de aditivos (MTBE, ETBE) a resistência à compressão do isoctano (exemplos: gasolina de aviação (avgas) e competição).
Porque é que existem gasolinas com diferentes octanas?
Porque nem todos os motores são projetados da mesma forma. Os motores dos carros desportivos recorrem a taxas de compressão mais elevadas (de 11:1 em diante) – ou seja, comprimem num menor volume a mistura de ar e gasolina – daí que seja necessária uma gasolina que consiga resistir por mais tempo à compressão do motor sem explodir. Assim, para motores com taxas de compressão mais elevadas, são sempre recomendados combustíveis com maior índice de octano.

VIDEO A NÃO PERDER!!!
O terrível acidente de um Subaru que acaba partido ao meio e condutor escapa ileso


erereg por tiagonp88


log in

Captcha!

reset password

Back to
log in

Obrigado pela partilha!

Deixo-te com mais conteudo que pode ser do teu interesse