For Fun Noticias

Covid-19: Estacionar o carro ao sol para matar o vírus

Um estudo realizado pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, revela que a exposição do automóvel ao sol será suficiente para eliminar o novo coronavírus no seu interior.

Estacionar o carro ao sol pode ser o suficiente para eliminar o risco de contágio, defendem os especialistas norte-americanos, depois de experiências que permitiram confirmar que as elevadas temperaturas no interior de um automóvel poderiam anular o novo coronavírus. Uma teoria que contraria outros estudos, que não garantem a influência do calor ou da luz do sobre o vírus responsável pela pandemia da Covid-19.

A equipa de cientistas daquela universidade confirma que o novo coronavírus pode viver cerca de um dia sobre papel e cartão e até três dias sobre plástico e superfícies metálicas, com temperaturas até 22ºC. Mas acaba de provar que quando a temperatura aumenta para 54ºC, 99,99% da carga viral desaparece em 20 minutos. Com uma temperatura de 65 graus, que é perfeitamente possível quando estacionamos um carro ao sol nas horas de maior calor, 5 minutos bastariam para que o automóvel estivesse livre de ameaças.

Apesar dos resultados agora publicados pela Universidade da Geórgia, os responsáveis alertam que serão necessários teste complementares para conhecer totalmente o comportamento do virus. “É necessário realizar mais testes, mas já sabemos que quanto mais calor faz, menos tempo demora o vírus a morrer”, explicou Travis Glenn, professor de ciências da saúde ambiental.

Fonte: Motor24

Segue-nos no Facebook!

8