Empresa espanhola cria uma lomba inovadora


Ainda que muita gente reduza a velocidade quando vai a passar uma lomba com o seu carro, a verdade é que também há pessoas que a ignoram e continuam: alguns em excesso de velocidade.

Agora, com esta autêntica lomba do futuro as coisas vão ser diferentes…

Várias empresas já estão a utilizar este engenho. Basicamente, a lomba contém no seu interior um fluído não newtoniano. Assim, ele comporta-se de duas maneiras distintas, como um líquido e como um sólido. Foi o Dr. Francisco José Rubio Hernández da Universidade de Málaga que desenvolveu tudo isto, sendo que a tarefa desafiante foi encontrar um líquido com a viscosidade necessária para cumprir com as necessidades da lomba.

E como funciona isto, afinal?

Pois bem, em estado líquido as partículas encontram-se em movimento mas quando sentem um impacto relativamente forte, elas unem-se e há a passagem do estado líquido para o estado sólido do fluído. Assim, se passares com uma velocidade moderada na lomba, a lomba permanecerá “mole” mas se fores um acelera ela fica rija e alerta-te de que deves reduzir a velocidade.

Estas lombas inteligentes são muito vantajosas: evitam problemas e acidentes e reduzem a emissão de gases para a atmosfera, uma vez que os condutores dos veículos podem optar por não travar ou acelerar. Eis o vídeo que demonstra o seu funcionamento:


dsfsf por tiagonp88


log in

Captcha!

reset password

Back to
log in

Obrigado pela partilha!

Deixo-te com mais conteudo que pode ser do teu interesse